Novidades  >>  Sobre Fotografia
As Yamurikumã na aldeia Kamayurá - Xingu 2012
Numa expedição de 1535 o navegador Francisco de Orellana, penetrou pela foz do rio Orinoco. No medio Amazonas teve um encontro com mulheres guerreiras que atacaram sua embarcação

Numa expedição de 1535 o navegador Francisco de Orellana, penetrou pela foz do rio Orinoco. No medio Amazonas teve um encontro com mulheres guerreiras que atacaram sua embarcação. Conforme consta da Relación de frei Gaspar de Carvajal, a viagem empreendida por Orellana pelo maior rio do mundo ajudou recriar a lenda das mulheres guerreiras, as amazonas da mitologia grega clássica. O rio ainda era chamado de Rio Grande, Mar Dulce ou Rio da Canela, por causa das grandes árvores de canela que existiam ali. A belicosa vitória das icamiabas contra os invasores espanhóis foi tamanha que o fato foi narrado ao rei Carlos V, o qual, inspirado nas antigas guerreiras hititas ou amazonas, batizou o rio de Amazonas.

Certamente Orellana e Carvajal tiveram um encontro com uma aldeia em dia de Yamurikumã. Ritual onde as mulheres tomam os pertences dos homens como cocares de penas, lanças, flechas, bracadeiras e entoam cantos onde provocam os homens. Nestes dias a aldeia ganha um novo ritmo dominado pelo universo feminino.

 

Data:
25/07/2014
Nome:
Bernard Vital Rosenthal
Comentário:
Renato que belíssimo trabalho o sr fez, realmente não conhecemos o Brasil, graças ao seu trabalho e de outros profissionais é que sabemos um pouquinho mais das raças Brasileiras nesse imenso pais belíssimo. Pena que os governantes não respeitam eles em troca de milhares de dinheiro estão acabando com os Índios . obrigado pelas fotos que testemunham seus hábitos e culturas
Data:
20/07/2014
Nome:
Gino Eduardo Ranciaro
Comentário:
Bela combinação de cor e movimento,Parabéns belíssimo Trabalho
Data:
14/04/2014
Nome:
silvia villalva
Comentário:
Gostei muito desta associação que vc fez entre a história da expedição do Orelhana com a festa feminina do Yamaricumã da aldeia Kamayurá do Xingu. Certamente se impressionariam de novo com a tomada temporária do poder pelas mulheres da aldeia se a visitassem nos dias de hoje e não avistassem os homens de lá!
Escreva seu comentário
Nome:
 
E-Mail:
 
Comentário:
 
voltar
Facebook
É proibida a reprodução total ou parcial destas imagems.
A fotografia é obra intelectual protegida pela Lei 9.610/88.
Todos os diretos reservados: Copyright ® Renato Soares & Imagens do Brasil Fotografia e Arte Ltda.