Ameríndios do Brasil é o registro fotográfico da diversidade das várias nações indígenas e sua cultura diante da civilização conquistadora. Trata-se do resgate, através da imagem, desse personagem que se encontra enraizado em nossa alma. Seus rituais que atravessaram o tempo e suas histórias que nos levam a um mundo nunca antes imaginado.
Percorrendo todo o Território Nacional, vamos entrar no universo fascinante da diversidade étnica brasileira. São 259 tribos espalhadas por todo o País. Dos registros nas cavernas, os primeiros habitantes que aqui chegaram deixaram para a posteridade seus ícones. A caça e a pesca, suas festas em danças circulares, sua visão de um mundo ainda a ser descoberto, foram cuidadosamente gravados nas paredes do tempo.
O trabalho consiste numa documentação fotográfica sistemática de toda a População Indígena no Brasil neste início de século; como fizeram antes os pesquisadores e naturalistas Hercule Florence e Visconde de Taunay, na expedição do Barão de Langsdorf; Carl Friedrich Philipp von Martius; Alexandre Rodrigues Ferreira e sua Viagem Filosófica sobre a Amazônia, entre outros tantos Viajantes.
Ameríndios do Brasil busca resgatar o que temos de melhor de nossa cultura ancestral. O trabalho visa a criação e a construção de um grande acervo etnográfico brasileiro jamais fotografado. Dessa forma, registramos para a atualidade e o futuro o que são os povos originais brasileiros.
O acervo terá várias utilizações e será dirigido à educação de diversas maneiras: livros didáticos e paradidáticos, livros de arte, editoriais, palestras e conferências interativas, ações institucionais, exposições fotográficas, produções audiovisuais, tecnologias virtuais e outras mídias.